Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

COLEÇÕES » COLEÇÃO PALAVRA DA ARTE


Compartilhe:

Cartas sobre arquitetura
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Cartas sobre arquitetura

Autor: Rafael
Organizador: Luciano Migliaccio

ISBN: 978-85-268-0886-7

Coedição: Editora Unifesp

Edição:

Ano: 2010

Páginas: 168

Dimensões: 18x27

Por: R$ 44,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Os dois textos de Rafael, aqui apresentados pela primeira vez em tradução portuguesa, são de grande relevância para compreender o debate sobre a interpretação da arquitetura antiga no Renascimento e a difusão internacional dos modelos italianos. Eles são também um documento importante para a história da posição social dos artistas na Europa moderna e para a história da política do papado. Ao mesmo tempo, representam um marco para os modernos métodos de projeto e de levantamento arquitetônico. O primeiro texto, endereçado ao papa Leão X, é uma introdução ao levantamento e à reprodução em gravura da topografia histórica e dos edifícios mais importantes de Roma antiga, encomendados a Rafael pelo próprio pontífice. O segundo é uma carta do artista elucidando a metodologia de projeto de uma vila destinada à família Medici, que se tornaria o exemplo de residência para o lazer do príncipe. Em ambos os textos, num como colaborador e no outro como interlocutor, aparece a figura de Baldassar Castiglione, autor de O cortesão — diálogo que construiria a imagem ideal da sociedade de corte na Europa da época.


Sobre o Autor
Rafael (Raffaello Sanzio) nasceu em Urbino em 6 de abril de 1484. Recebeu os primeiros ensinamentos na pintura de seu pai, Giovanni Santi, e mais tarde foi aluno de Pietro Perugino. Em 1504, assina sua primeira obra-prima, O casamento da virgem, exposta na Pinacoteca de Brera, em Milão. A estada em Florença, entre 1504 e 1507, quando teve contato com as obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo, marca uma nova fase de aproximação ao estudo da escultura clássica e do estilo grandioso dos mestres florentinos. Em 1508, Rafael é chamado a Roma pelo papa Júlio II, para executar as pinturas das salas do Palácio Vaticano. Em 1514, o papa Leão X lhe confere o cargo de arquiteto-chefe da obra da nova basílica de São Pedro. A vila e as capelas de Agostino Chigi, as Logge no Vaticano e o projeto de Villa Madama são as principais realizações dessa época. Em 1519, Rafael escreve, em colaboração com o humanista Baldassar Castiglione, a carta ao papa Leão X sobre as ruínas de Roma. A intensa atividade do artista foi interrompida subitamente com sua morte, em Roma, em 6 de abril de 1520.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br