Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

COLEÇÕES » COLEÇÃO PALAVRA DA ARTE


Compartilhe:

Do tirar pelo natural
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Do tirar pelo natural

Autor: Francisco de Holanda
Organizador: Raphael Fonseca

ISBN: 978-85-268-1009-9

Edição:

Ano: 2013

Páginas: 168

Dimensões: 10,5x18

Por: R$ 40,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

“Do tirar pelo natural” é um texto escrito pelo artista e humanista português Francisco de Holanda, finalizado em 1549. Trata-se, segundo diversos historiadores da arte, da primeira fonte textual a lidar exclusivamente com o retrato como gênero artístico. Através de um diálogo dividido em 11 capítulos entre o próprio autor e um amigo artista (Brás Pereira), Holanda mostra ao leitor o processo de criação de um retrato, além de deixar claro quais pessoas são merecedoras dele. Além disso, o texto aponta para algumas preferências do autor, como quando cita o nome de Michelangelo e, posteriormente, afirma que Tiziano Vecellio, pintor italiano, seria o melhor retratista vivo. Este escrito foi publicado apenas no final do século XIX e, posteriormente, no final do século XX, em Portugal e na Espanha. Esta publicação da Editora da Unicamp, portanto, se configura como a primeira edição no Brasil de um dos textos desse importante humanista, contribuindo para a compreensão da reflexão artística em Portugal durante o Renascimento.


Sobre o Autor
Francisco de Holanda nasceu em 1517, em Lisboa, Portugal. Integrante da corte de D. João III, viajou à Itália entre 1538 e 1540 a fim de estudar a produção artística da Antiguidade e do Renascimento. Artista visual e humanista, produziu obras de tratadística, pinturas e iluminuras no decorrer de sua vida. Faleceu em 1584.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br