Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

COLEÇÕES » COLEÇÃO HISTORI@ ILLUSTRADA


Compartilhe:

“Não tá sopa”: Sambas e sambistas no Rio de Janeiro, de 1890 a 1930
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



“Não tá sopa”: Sambas e sambistas no Rio de Janeiro, de 1890 a 1930

Autor: Maria Clementina Pereira Cunha

ISBN: 978-85-268-1295-6

Edição:

Ano: 2015

Páginas: 257

Dimensões: e-PUB3 e e-PUB2

Por: R$ 14,00







Editora Unicamp
Indique este produto para um amigo
Descrição

No início do século XX, os chamados sambistas tinham de dividir seu tempo entre a música e o batente. Eram basicamente trabalhadores dotados de bom ouvido musical, habilidade rítmica ou facilidade com as rimas. Experimentando as mesmas dificuldades na cidade que mudava rapidamente, esses indivíduos não reagiam da mesma forma: suas opções estão inscritas nas trajetórias pessoais, nos sambas que assinaram e nas atitudes assumidas nas situações de conflito em que foram dar com os costados na polícia. Por isso, este livro não está centrado no gênero musical, mas na vida cotidiana dos participantes e frequentadores das rodas de samba. E, naturalmente, nas escolhas, disputas e diferenças, nos valores compartilhados entre os vários grupos, nas relações entre esses indivíduos especiais e a multidão de anônimos com que conviveram nos bares e cafés, cortiços, terreiros ou, eventualmente, nas cadeias em que sambistas e trabalhadores confundiam seus destinos.

 

Editada no formato digital, a obra disponibiliza mais de 180 imagens e cerca de 40 fonogramas, permitindo que o leitor possa ver e escutar ao mesmo tempo em que lê a narrativa leve e bem-humorada da autora.

 

A obra é o volume inaugural da coleção Históri@ Illustrada, que publica livros digitais na área da História Social e da Cultura. Como todos os volumes da coleção, o livro é acompanhado por um vídeo que pode ser visto (ou baixado) gratuitamente.

 

Para ver o vídeo Sambas e Sambistas, clique aqui. (https://www.youtube.com/watch?v=BCwgGyeRThI)


Sobre o Autor
MARIA CLEMENTINA PEREIRA CUNHA é professora aposentada do Departamento de História e pesquisadora do Cecult – Centro de Pesquisas em História Social da Cultura, ambos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É autora de O espelho do mundo – Juquery, a história de um asilo (Paz e Terra, 1986) e Ecos da folia. Uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920 (Companhia das Letras, 2001), entre outros livros e artigos. Pela Editora da Unicamp, publicou em 2002 a coletânea Carnavais e outras f(r)estas. Ensaios de história social da cultura.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br