Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

LÍNGUA E LITERATURA » LÍNGUAS E LINGUÍSTICA


Compartilhe:

Linguagem, Pragmática e Ideologia
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Linguagem, Pragmática e Ideologia

ISBN: 978-85-268-1299-4

Coedição: Hucitec

Edição: 3

Ano: 2015

Páginas: 232

Dimensões: 14x21

Por: R$ 54,00









Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Linguagem pragmática e ideologia é uma das obras que inauguraram os estudos semân­ticos enunciativos no Brasil. Ela se desenvolve a partir de uma instigante configuração do campo da pragmática. Nessa nova configuração, a relação entre sintaxe e semântica é mediada pela prag­mática, num novo arranjo teórico que retoma e modifica o modo de pensar as relações entre as três dimensões peircianas da gramática pura (como sintaxe), da lógica (como semântica) e da retórica pura (como pragmática). É nessa medida que a pragmática, para o autor, se ocupa da ideologia, no sentido que a palavra tem no seu trabalho. Os artigos reunidos neste livro, além de ajudarem a pen­sar como as ciências da linguagem se colocam no conjunto das discussões científicas e filosóficas, desenvolvem, a partir dos desdobramentos do estruturalismo ducrotiano, análises semânticas preci­sas, e reflexões teórico-metodológicas em torno da argumentação; das relações entre língua e po­der, entre linguagem e ideologia; e entre linguagem e cultura. É assim uma obra que pode interes­sar a um grande conjunto de pessoas no campo das ciências da linguagem e das ciências humanas.
Eduardo Guimarães


Sobre o Autor
Carlos Vogt, poeta e linguista, é pós-graduado em teoria da literatura e literatura comparada pela Universidade de São Paulo, mestre em linguística geral e estilística do francês, pela Universi¬dade de Besançon, na França, e doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recebeu em 2005 a comenda da Ordem do Mérito Científico, da Presidência da Repú¬blica do Brasil, e o título de doutor honoris causa da École Normale Supérieure de Lyon, na França. Desde setembro de 2011, ocupa a cadeira 23 da Academia Campinense de Letras. É professor emérito da Unicamp e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) dessa universidade, onde foi reitor no período de 1990 a 1994. Publicou vários livros e inúmeros artigos e ensaios em jornais, revistas e órgãos especializados nacionais e internacionais. É diretor de redação das revistas de divulgação científica ComCiência e Pré-Univesp . Foi editor-chefe de Ciência e Cultura , revista da SBPC, de 2002 a 2007, e da revista Inovação, de 2006 a 2007. É coor¬de¬nador cultural da Fundação Conrado Wessel, desde 2007. Foi presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de 2002 a 2007, e secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, entre 2009 e 2010. Desde 31/10/2012, é presidente da Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo — Univesp .


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br