Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

CIÊNCIAS HUMANAS » ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA


Compartilhe:

Ensaios sobre a formação econômica regional do Brasil
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Ensaios sobre a formação econômica regional do Brasil

Autor: Wilson Cano

ISBN: 85-268-0603-3

Edição:

Ano: 2002

Páginas: 152

Dimensões: 14x21

R$ 24,00








Editora Unicamp Editora Unicamp Editora Unicamp
Indique este produto para um amigo
Descrição

Os textos deste livro, escritos entre 1983 e 2000, são frutos do estudo e da reflexão que o autor faz, há mais de três décadas, sobre a formação econômica regional do Brasil e a integração do mercado nacional. Para esta edição, eles receberam atualização bibliográfica e sucintas adições que os renovam.

O primeiro reexamina a estrutura e a dinâmica da chamada economia do ouro em Minas Gerias, no século XVIII, rediscutindo principalmente a clássica análise de Furtado. O segundo, escrito em conjunto com o professor Francisco V. de Luna, da USP, polemiza com a hipótese que tenta explicar que Minas Gerais, no século XIX, teria feito maciças importações de escravos, apresentando outra: a da baixa mercantilização da região, que permitiria o afrouxamento da coerção e do trabalho e ampliaria a reprodução natural do escravo. O terceiro analisa as diferentes dinâmicas e resultados das economias cafeeiras do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo e de São Paulo (1850-1929), tentando mostrar por que a de São Paulo possibilitou o surgimento de uma próspera industrialização. O quarto discute a “crise de 1929” e a política econômica de recuperação, que culminaria na integração do mercado nacional. O último discute e atualiza a importante tese de Celso Furtado sobre o papel da agricultura itinerante nas distintas regiões do país, desde o século XVI até a década de 1960, atualizando essa análise à luz do ocorrido entre esse momento e hoje.

São textos importantes para os que estudam e pesquisam nossa história econômica e também sua desequilibrada formação econômica regional.


Sobre o Autor
Wilson Cano é ex-economista da Cepal-BNDE; ex-conselheiro da Fundap, da Seade e da Fapesp; ex-diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp; é professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, onde exerceu os cargos de coordenador e diretor. Atualmente é diretor do Centro de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Unicamp. Proferiu conferências e cursos em 17 países. Tem vários artigos publicados no país e no exterior e sete livros em várias edições, um dos quais traduzido para o espanhol (Soberania y política económica em América Latina. Costa Rica, LUR, 2001; tradução de livro homônimo, editado em 2000 pela Editora Unesp).


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3


PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um e-book?

Um e-book (abreviação do inglês "electronic book") é um livro digital que, além do texto, pode contar com recursos de áudio, vídeo, imagens e fac-símiles de documentos. Ele pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos como computadores, tablets, celulares ou em leitores de livros digitais (e-readers) - como, por exemplo, o Kindle, o Kobo e o Lev.

Como ler um e-book?

Para ler um livro digital é necessário ter um aplicativo de leitura (app). Caso não haja um pré-instalado em seu dispositivo, ele pode ser obtido gratuitamente nas livrarias digitais ou em sites especializados. Os aplicativos de leitura mais usados são: Google Play Livros, iBooks, Kindle e Kobo.

Devo escolher ePub2 ou ePub3?

Para desfrutar integralmente dos recursos audiovisuais dos e-books da coleção Históri@ Illustrada, seu dispositivo de leitura deve ter condições de reproduzir áudio e vídeo. Se for ler seus livros no smartphone, no computador ou no tablet, escolha o formato ePub3. O ePub2 é recomendado apenas para leitores de livros digitais (e- readers) mais simples, que não conseguem reproduzir sons e vídeos ou dependem de conexão constante com a internet.

Como comprar?

Clique em "Comprar" e, depois de escolher o formato de ePub compatível com seu dispositivo de leitura, clique na livraria on-line de sua preferência. Efetue a compra do livro e, assim que for confirmado o pagamento, o exemplar da coleção Históri@ Illustrada será baixado automaticamente na biblioteca virtual do seu aplicativo de leitura. No primeiro acesso, você precisará de um e-mail pessoal para efetuar o cadastro.

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br