Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

CIÊNCIAS HUMANAS » ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA


Compartilhe:

Darwinismo, raça e gênero: Projetos modernizadores da nação em conferências e cursos públicos (Rio de Janeiro, 1870-1889)
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Darwinismo, raça e gênero: Projetos modernizadores da nação em conferências e cursos públicos (Rio de Janeiro, 1870-1889)

Autor: Karoline Carula

ISBN: 978-85-268-1340-3

Edição:

Ano: 2016

Páginas: 376

Dimensões: 14x21

Por: R$ 58,00









Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

O livro busca delimitar os contornos de um discurso científico/cientificista, presente de modo mais intenso no último quartel do Oitocentos, que fundamentou argumentos de projetos modernizadores da nação, quais sejam, a aplicação da teoria de Darwin à sociedade, a hierarquização racial e a criação de uma boa mãe de família burguesa, nos moldes europeus. Essas três propostas modernizadoras foram apresentadas e discutidas nas Conferências Populares da Glória, nos cursos públicos do Museu Nacional e em algumas conferências “Avulsas” – então espaços públicos de vulgarização científica –, todos realizados na capital imperial entre os anos de 1870 e 1889.


Sobre o Autor
Karoline Carula é graduada e mestre em História pela Unicamp, doutora em História Social pela USP, professora do Departamento de História da UERJ e da pós-graduação em História do Brasil da Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói (RJ). Em 2009 publicou A tribuna da ciência: As Conferências Populares da Glória e as discussões do darwinismo na imprensa carioca (1873-1880) e, em 2013, juntamente com Magali Engel Gouveia e Maria Letícia Corrêa, organizou a coletânea Os intelectuais e a nação: Educação, saúde e a construção de um Brasil moderno.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


Epub2

Epub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br