Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

COLEÇÕES » COLEÇÃO ESPESSURA DA LINGUAGEM


Compartilhe:

Materialidades discursivas
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Materialidades discursivas

Organizador: Bernard Conein, Jean-Jacques Courtine, Françoise Gadet, Jean-Marie Marandin e Michel Pêcheux
Tradutor: Eni Orlandi et al

ISBN: 978-85-268-1353-3

Edição:

Ano: 2016

Páginas: 336

Dimensões: 14x21

Por: R$ 56,00









Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

 (...) Esta e muitas outras questões em torno das materialidades discursivas – e observe-se que se trata do plural, como está no título – são trabalhadas neste livro que, sem dúvida, marcou um acontecimento universitário, mas, muito mais que isso, um acontecimento que atinge o espaço de deslocamento das fronteiras entre disciplinas em que diferentes formas de conhecimento se (re)organizam, para trabalhar com as distintas formas de real que anunciamos no início desta apresentação, ou seja, o da língua, o da história, o do inconsciente. É esse acontecimento que o leitor terá a sua disposição para refletir. Sem cair na ilusão de que basta, ecleticamente, a adição ingênua da linguística, à história e à psicanálise, para se atingir o discurso. Chegamos, assim, à questão nodal, posta então por Pêcheux: com que matéria lidamos com a materialidade discursiva? O discurso: dejeto da língua dos linguistas ou horizonte para além da frase? Um terreno de encontros problemáticos e de questões abertas. Eni Puccinelli Orlandi (Da Nota introdutória à tradução brasileira)


Sobre o Autor
Organizadores: Bernard Conein é um sociólogo francês, professor emérito da Universidade de Nice-Sophia Antipolis, especializado nas áreas de etnometodologia e de cognição social. Entre outras funções, foi diretor do Laboratório dos Usos das TICs dessa mesma instituição. Participou do grupo que atuou em análise de discurso sob a coordenação de M. Pêcheux. Jean-Jacques Courtine, linguista de formação, fez parte de forma nuclear do grupo de análise de discurso, em torno de M. Pêcheux. Depois, voltou-se para o estudo da história da cultura, centrado em questões relativas às expressões faciais e corporais, entre outras. Atua como professor de antropologia histórica e cultural na Universidade Sorbonne/Paris III. Françoise Gadet é professora de ciências da linguagem na Universidade Paris X, com especialização em sociolinguística e francofonia. Além de atuar nessas áreas, trabalha também com o estudo sintático e discursivo das produções orais e de variedades marginais e periféricas do francês. Fez parte do grupo que iniciou os estudos de análise de discurso, formado por M. Pêcheux. Jean-Marie Marandin, linguista e pesquisador do CNRS, foi coordenador de pesquisas no Laboratório de Linguística Formal da Universidade Paris VII. Especialista em estrutura da informação e semântica ilocutória, dedicou-se ao desenvolvimento das relações entre informática e análise de discurso. Foi um linguista importante no grupo de análise de discurso de M. Pêcheux, sobretudo nas questões de modelização. Michel Pêcheux (1938-1983) foi um filósofo francês, expoente maior do círculo de intelectuais que fundou a linha conhecida como análise de discurso na segunda metade do século passado. Estudou filosofia na Escola Normal Superior (1959-1963), junto do filósofo Louis Althusser, que exerceu uma grande influência em seus estudos.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


Epub2

Epub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br