Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

CIÊNCIAS HUMANAS » COLEÇÃO HISTORI@ ILLUSTRADA


Compartilhe:

Estilo Moderno -  Humor, literatura e publicidade em Bastos Tigre
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Estilo Moderno - Humor, literatura e publicidade em Bastos Tigre

Autor: Marcelo Balaban

ISBN: 9788526813816 (e-Pub 2) | 9788526813823 (e-Pub 3)

Edição:

Ano: 2016

Páginas:

Dimensões: e-Pub 2 | e-Pub 3

Por: R$ 14,00







Editora Unicamp
Indique este produto para um amigo
Descrição
Hoje esquecido pelo público e pela crítica literária, Manuel Bastos Tigre foi um dos grandes personagens do agitado início do século XX. Ele se esforçava para ser "moderno", buscando novas linguagens para se comunicar com o público que o aplaudia e se divertia com seus textos. Como profissional das letras, produziu poemas humorísticos, peças do teatro ligeiro e foi um pioneiro da publicidade no Brasil, compondo jingles e anúncios que circulavam pela imprensa, em cartazes de rua e até bondes elétricos da capital federal. Foi também, ao lado de músicos e literatos do período, um militante da causa dos direitos autorais. A obra, que disponibiliza 182 imagens e 7 fonogramas, desvenda os significados da produção literária e das escolhas profissionais desse autor, relacionando-as ao tempo em que ele viveu e atuou, atravessado por dilemas políticos, sociais e raciais. As polêmicas que provocou e o legado de sua trajetória profissional permitem refletir sobre a natureza e as fronteiras da literatura e sua relação com a história.
Como todos os volumes da coleção Históri@ Illustrada, o livro é acompanhado por um vídeo que pode ser visto (ou baixado) gratuitamente. 
Para ver o vídeo Humor, Literatura e Publicidade, clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=WRUEXa6j8wA)
 

Tags: Humor, Literatura, Jornalismo, Publicidade, Rio de Janeiro, Belle Époque, Manuel Bastos Tigre, Marcelo Balaban, Históri@ Illustrada, Direitos Autorais, Propaganda, Brasil República, República Velha, História Social, Poemas Humorísticos, Peças Teatrais, Crítica Literária, Modernidade, Rodas Literárias, Produção Literária, Século XX, Editora da Unicamp, Cecult, Teatro Ligeiro, Teatro de Revista, Sátira, Rodas Boêmias, Reforma Urbana, Pereira Passos, Revolta da Vacina, Jingles, Maxixe, Dom Xiquote, Poeta Satírico, Paródia, Escritores, Academia Brasileira de Letras, Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, Imprensa Ilustrada.


Sobre o Autor
Marcelo Balaban é professor do Departamento de História da Universidade de Brasília desde 2009. Graduado em Letras pela Unicamp, tornou-se mestre em História Social pela PUC-Rio e doutor em História Social pela Unicamp. Além de artigos e capítulos em coletâneas, organizou a edição crítica de Instantâneos do Rio Antigo (Mercado de Letras, 2003) e publicou em 2009, pela Editora da Unicamp, Poeta do Lápis: Sátira e política na trajetória de Angelo Agostini no Brasil imperial (1864-1888).


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: e-PUB3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo) e e-PUB2 (com links internos para acesso a imagens e externos para áudio e vídeo).


Epub2

Epub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br