Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

COLEÇÕES » COLEÇÃO ESPESSURA DA LINGUAGEM


Compartilhe:

Usos do esquecimento - Conferências proferidas no Colóquio de Royaumont
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Usos do esquecimento - Conferências proferidas no Colóquio de Royaumont

Autor: Yosef Hayim Yerushalmi, Nicole Loraux, Hans Mommsen, Jean-Claude Milner e Gianni Vattimo
Tradutor: Eduardo Alves Rodrigues e Renata Chrystina Bianchi de Barros

ISBN: 978-85-268-1376-2

Edição:

Ano: 2017

Páginas: 120

Dimensões: 14x21

Produto com frete grátis

Por: R$ 40,00









Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

O esquecimento é tão fundador quanto a memória, à qual não se opõe. E os usos do esquecimento não são jamais neutros. Os textos aqui reunidos, do colóquio ocorrido em Royaumont em 1987, são a ilustração disso.  Desde a própria definição da palavra esquecimento aparece a riqueza e a diversidade do que ela recobre. Do que ou de quem pode o esquecimento ser álibi? Como ele é indispensável, por exemplo, na constituição e na continuidade de uma comunidade espiritual? Por que vivemos ainda hoje sob uma herança política que desempenha papel central no esquecimento coletivo e institucional por meio da anistia? É paradoxal considerar o esquecimento como inseparável da transmissão cultural tanto na filosofia como na arte? Qual uso os historiadores, particularmente na época contemporânea, fazem do esquecimento, eles que consideram estar mais relacionados com a memória? Tantas perguntas que, longe de excluir a polêmica, a reavivam de um texto e de um pensamento a outro, enriquecendo a reflexão sobre os usos do esquecimento.


Sobre o Autor
Autores: Yosef Hayim Yerushalmi (1932-2009). Historiador, professor na Columbia University, foi especialista em história e cultura judaica. Sua obra mais importante é Zakhor: História judaica e memória judaica (Imago, 1992). Nicole Loraux (1943-2003). Foi diretora do departamento de história e antropologia da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. É autora de Maneiras trágicas de matar uma mulher: Imaginário da Grécia antiga (Jorge Zahar, 1988) e A tragédia de Atenas (Loyola, 2009). Hans Mommsen (1930-2015). Historiador, foi professor das univesidades de Tübingen, de Marburg e, a partir de 1968, na de Bochum. É autor de From Weimar to Auschwitz: Essays in German History (Princeton University Press, 1991), Germans Against Hitler: The Stauffenberg Plot and Resistance Under the Third Reich (I.B.Tauris, 2008). Jean-Claude Milner (1941). Linguista e filósofo, estudou na École Normale Supérieure de Paris e é professor de linguística na Universidade Paris VII (Diderot). É autor de A obra clara (Jorge Zahar, 1996) e O amor da língua (Editora da Unicamp, 2012). Gianni Vattimo (1936). Filósofo e político italiano, especializou-se em Heidelberg, Alemanha. É autor de Diálogo com Nietzsche (Martins Fontes, 2010) e Adeus à verdade (Vozes, 2016).


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este ti­tulo está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, Áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br