Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

COLEÇÕES » COLEÇÃO HISTORI@ ILLUSTRADA


Compartilhe:

DA SENZALA AO PALCO - Canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



DA SENZALA AO PALCO - Canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930

Autor: Marta Abreu

ISBN: 978-85-268-

Edição: ePub2: 978-85-268-1395-3 ePub3: 978-85-268-1396-0

Ano: 2017

Páginas:

Dimensões: e-PUB3 e e-PUB2

Produto com frete grátis

Por: R$ 14,00







Editora Unicamp
Indique este produto para um amigo
Descrição

Este livro analisa o sucesso – nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica – das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto. Como todos os volumes da coleção Históri@ Illustrada, o livro é acompanhado por um vídeo que pode ser visto (ou baixado) gratuitamente. Acesse o vídeo Canções escravas e racismo nas Américas em: https://www.youtube.com/watch?v=agZPb-uEVto&t=

Canções escravas, Racismo, Escravidão, Pós-abolição, Atlântico negro, Brasil, Estados Unidos, Batuque, Lundu, Cakewalk, Ragtime, Samba, Jazz, Música negra, Danças negras, Blackface, Indústria fonográfica, Partituras, Espetáculos, Pai João, Bert Williams, Eduardo das Neves, Históri@ Illustrada, Cecult, Da senzala ao palco.


Sobre o Autor
MARTHA ABREU é professora titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, doutora pela Unicamp (1996), pesquisadora do CNPq e da Faperj. É autora dos livros O Império do Divino, festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900 (Nova Fronteira, 1999) e Meninas perdidas, os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque (Paz e Terra, 1989). Organizou coletâneas e publicou artigos sobre cultura popular, música negra, patrimônio cultural, pós-abolição, história pública da escravidão e ensino de história. Dirigiu três filmes de pesquisa, ao lado de Hebe Mattos, entre 2005 e 2011: Memórias do cativeiro; Jongos, calangos e folias; Passados presentes. É consultora do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu e do Museu Casa do Pontal (Arte Popular do Brasil).


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este ti­tulo está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, Áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br