Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

LÍNGUA E LITERATURA » CRÍTICA E TEORIA LITERÁRIA


Compartilhe:

Teatro do Sacramento - A unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Teatro do Sacramento - A unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira

Autor: Alcir Pécora

ISBN: 978-85-268-0811-9

Coedição: Edusp

Edição:

Ano: 2008

Páginas: 288

Dimensões: 18x25

Por: R$ 78,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Este estudo se concentra nas alegorias sacramentais produzidas pelo jesuíta português Antonio Vieira (1608-1697). Maior pregador do seu tempo, ele as aplica, sob a forma do modelo eucarístico, à máquina da natureza, ao discurso da história, à Igreja universal, à Companhia de Jesus, à monarquia nacional cristã e ao próprio Rei Encoberto português. Em conjunto, tais empregos montam um magnífico teatro discursivo, extensivo a tudo que há ou ocorre — desde os fatos das Escrituras e das vidas dos santos, profetas e patriarcas da Igreja até os signos da história de Portugal; da hierarquia das leis universais àquela das ordens políticas, em que o Rei é cabeça e síntese do corpo místico do Estado — que demonstra ostensivamente a presença divina infinita nos limites e ocasiões da cena terrena finita.


Sobre o Autor
Alcir Pécora é professor livre-docente de literatura na Unicamp, onde leciona desde 1977. Autor de estudos a propósito de literatura colonial brasileira, e, em particular, do sermonário do Padre Vieira. Crítico e colaborador de jornais e periódicos científicos. Entre suas publicações, destacam-se: Teatro do Sacramento (Edusp/Editora da Unicamp, 1994; 2ª. Edição 2008); Máquina de gêneros (Edusp, 2001); As excelências do governador (Cia das Letras, 2001); Rudimentos da vida coletiva (Ateliê, 2003). Organizou dois volumes de Sermões (Hedra, 2000/2001), além das antologias A arte de morrer (Nova Alexandria, 1994) e Escritos históricos e políticos (Martins Fontes, 1995), todos a propósito da obra de Vieira. Foi curador da edição de vários lançamentos da Editora Martins Fontes a respeito de autores italianos dos séculos XVI e XVII: Galateo, de Giovanni Della Casa; A dissimulação honesta, de Torquato Accetto e Da infinidade do amor. Organizou a antologia A arte de conversar, que reúne escritos franceses seiscentistas. É organizador da edição das obras completas de Hilda Hilst e Roberto Piva pela Editora Globo.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br