Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

LÍNGUA E LITERATURA » CRÍTICA E TEORIA LITERÁRIA


Compartilhe:

Teatro do Sacramento - A unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Teatro do Sacramento - A unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira

Autor: Alcir Pécora

ISBN: 978-85-268-0811-9

Coedição: Edusp

Edição:

Ano: 2008

Páginas: 288

Dimensões: 18x25

R$ 78,00






VEJA AQUI AS 20 PÁGINAS INICIAIS

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Este estudo se concentra nas alegorias sacramentais produzidas pelo jesuíta português Antonio Vieira (1608-1697). Maior pregador do seu tempo, ele as aplica, sob a forma do modelo eucarístico, à máquina da natureza, ao discurso da história, à Igreja universal, à Companhia de Jesus, à monarquia nacional cristã e ao próprio Rei Encoberto português. Em conjunto, tais empregos montam um magnífico teatro discursivo, extensivo a tudo que há ou ocorre — desde os fatos das Escrituras e das vidas dos santos, profetas e patriarcas da Igreja até os signos da história de Portugal; da hierarquia das leis universais àquela das ordens políticas, em que o Rei é cabeça e síntese do corpo místico do Estado — que demonstra ostensivamente a presença divina infinita nos limites e ocasiões da cena terrena finita.


Sobre o Autor
Alcir Pécora é professor livre-docente de literatura na Unicamp, onde leciona desde 1977. Autor de estudos a propósito de literatura colonial brasileira, e, em particular, do sermonário do Padre Vieira. Crítico e colaborador de jornais e periódicos científicos. Entre suas publicações, destacam-se: Teatro do Sacramento (Edusp/Editora da Unicamp, 1994; 2ª. Edição 2008); Máquina de gêneros (Edusp, 2001); As excelências do governador (Cia das Letras, 2001); Rudimentos da vida coletiva (Ateliê, 2003). Organizou dois volumes de Sermões (Hedra, 2000/2001), além das antologias A arte de morrer (Nova Alexandria, 1994) e Escritos históricos e políticos (Martins Fontes, 1995), todos a propósito da obra de Vieira. Foi curador da edição de vários lançamentos da Editora Martins Fontes a respeito de autores italianos dos séculos XVI e XVII: Galateo, de Giovanni Della Casa; A dissimulação honesta, de Torquato Accetto e Da infinidade do amor. Organizou a antologia A arte de conversar, que reúne escritos franceses seiscentistas. É organizador da edição das obras completas de Hilda Hilst e Roberto Piva pela Editora Globo.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3


PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um e-book?

Um e-book (abreviação do inglês "electronic book") é um livro digital que, além do texto, pode contar com recursos de áudio, vídeo, imagens e fac-símiles de documentos. Ele pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos como computadores, tablets, celulares ou em leitores de livros digitais (e-readers) - como, por exemplo, o Kindle, o Kobo e o Lev.

Como ler um e-book?

Para ler um livro digital é necessário ter um aplicativo de leitura (app). Caso não haja um pré-instalado em seu dispositivo, ele pode ser obtido gratuitamente nas livrarias digitais ou em sites especializados. Os aplicativos de leitura mais usados são: Google Play Livros, iBooks, Kindle e Kobo.

Devo escolher ePub2 ou ePub3?

Para desfrutar integralmente dos recursos audiovisuais dos e-books da coleção Históri@ Illustrada, seu dispositivo de leitura deve ter condições de reproduzir áudio e vídeo. Se for ler seus livros no smartphone, no computador ou no tablet, escolha o formato ePub3. O ePub2 é recomendado apenas para leitores de livros digitais (e- readers) mais simples, que não conseguem reproduzir sons e vídeos ou dependem de conexão constante com a internet.

Como comprar?

Clique em "Comprar" e, depois de escolher o formato de ePub compatível com seu dispositivo de leitura, clique na livraria on-line de sua preferência. Efetue a compra do livro e, assim que for confirmado o pagamento, o exemplar da coleção Históri@ Illustrada será baixado automaticamente na biblioteca virtual do seu aplicativo de leitura. No primeiro acesso, você precisará de um e-mail pessoal para efetuar o cadastro.

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br