Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

LÍNGUA E LITERATURA » CRÍTICA E TEORIA LITERÁRIA


Compartilhe:

Em demanda da poética popular - Ariano Suassuna e o Movimento Armorial
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Em demanda da poética popular - Ariano Suassuna e o Movimento Armorial

Autor: Idelette Muzart Fonseca dos Santos

ISBN: 978-85-268-0833-1

Edição: 2

Ano: 2009

Páginas: 384

Dimensões: 16x23

Por: R$ 52,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Dos primeiros poemas até o Romance d’A pedra do reino, passando por O auto da compadecida, hoje clássico do teatro brasileiro, e a Farsa da boa preguiça, Ariano Suassuna constrói uma obra multiforme, fundada na recriação permanente da poética popular. Nos anos 1970, artistas e poetas, músicos e escritores acompanham-no nesse percurso: Francisco Brennand, Gilvan Samico, Marcus Accioly, Raimundo Carrero, Antônio Nóbrega, Zoca Madureira e muitos outros. Com eles, o Movimento Armorial reencontra o universo mágico das histórias de cordel, a música de viola e de rabeca, a voz dos cantadores e dos palhaços, a xilogravura e as imagens das capas de folhetos, o bumba-meu-boi e o mamulengo, danças dramáticas e teatro de rua, formas privilegiadas do imaginário nordestino. A estética armorial, hoje uma das faces da arte brasileira, continua orientando a criação de artistas, encenadores e cineastas. E Ariano Suassuna, cavaleiro andante da cultura brasileira, com o riso em riste, enfrenta os dragões da globalização, da indiferença e da amnésia cultural.


Sobre o Autor
Idelette Muzart Fonseca dos Santos é professora na Université Paris Ouest Nanterre La Défense, onde criou o Departamento de Estudos Lusófonos, bem como o Centre de Recherches Interdisciplinaires sur le Monde Lusophone, Crilus, que atualmente dirige. Ensinou durante muitos anos no Brasil e continua acolhendo na França doutores e pós-doutores brasileiros. Pesquisadora da oralidade poética e da cultura brasileira, publicou, entre outros, La Pierre du Royaume, version pour Européens et Brésiliens de bon sens, tradução da obra de Ariano Suassuna (1998), Memória das vozes: cantoria, romanceiro & cordel (Salvador, 2006), e co-organizou várias obras coletivas como L’exil brésilien en France: histoire et imaginaire (2008). Dirige a revista eletrônica Plural Pluriel, Revue des Cultures de Langue Portugaise - www.pluralpluriel.org.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br