Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

CIÊNCIAS HUMANAS » ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA E SOCIOLOGIA


Compartilhe:

Era uma vez em São Bernardo - O discurso sindical dos metalúrgicos 1971-1982
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Era uma vez em São Bernardo - O discurso sindical dos metalúrgicos 1971-1982

Autor: Kátia Rodrigues Paranhos

ISBN: 978-85-268-0930-7

Edição: 2

Ano: 2011

Páginas: 288

Dimensões: 14X21

Produto com frete grátis (Para compras acima de R$ 150,00)

R$ 38,00






VEJA AQUI AS 20 PÁGINAS INICIAIS

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Este livro, apesar de estar marcado pelas promessas da década de 1980, pode nos dar meios para pensar os impasses que aquele período projeta, hoje, sobre nós. Dentre as contribuições importantes trazidas pela autora, existe aquela que explica o surgimento do novo sindicalismo, não como resultado inevitável das mudanças que ocorreram no processo de industrialização na década de 1970, mas como um fazer-se de uma nova classe operária. Fiel aos novos ventos que foram trazidos pela historiografia marxista inglesa que aportou no Brasil, também na década de 1970, Kátia Rodrigues Paranhos estuda em detalhes de que maneira os trabalhadores foram capazes de se organizar em sindicato e de que modo esse sindicato se tornou, simultaneamente, o porta-voz dos trabalhadores, por ter sido capaz de forjar uma imagem que se adequava às expectativas do operariado metalúrgico de São Bernardo.

Livros como este que o leitor tem nas mãos têm o dom de nos despertar de uma certa letargia. Acorda-nos de uma fantasia de que somos apenas resultado passivo de forças históricas incontroláveis. Reconstruímos, hoje, a experiência histórica dos operários do ABC, talvez para sentirmos, mais uma vez, aquela energia que se perdeu e que parece estar indo embora com outros sonhos daquelas décadas de 1970 e 1980. Era uma vez em São Bernardo é, hoje, mais do que nunca, um livro de história. Resgata-nos uma experiência que, estando no passado, abre perspectivas para pensarmos o nosso presente. (Do Prefácio, Edgar Salvadori de Decca)


Sobre o Autor
Kátia Rodrigues Paranhos é doutora em história social pela Unicamp e professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É coorganizadora do livro História e imagens: textos visuais e práticas de leitura (Mercado de Letras/Fapemig, 2010) e editora de ArtCultura: Revista de História, Cultura e Arte (www.artcultura.inhis.ufu.br), periódico do Instituto de História da UFU.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3


PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um e-book?

Um e-book (abreviação do inglês "electronic book") é um livro digital que, além do texto, pode contar com recursos de áudio, vídeo, imagens e fac-símiles de documentos. Ele pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos como computadores, tablets, celulares ou em leitores de livros digitais (e-readers) - como, por exemplo, o Kindle, o Kobo e o Lev.

Como ler um e-book?

Para ler um livro digital é necessário ter um aplicativo de leitura (app). Caso não haja um pré-instalado em seu dispositivo, ele pode ser obtido gratuitamente nas livrarias digitais ou em sites especializados. Os aplicativos de leitura mais usados são: Google Play Livros, iBooks, Kindle e Kobo.

Devo escolher ePub2 ou ePub3?

Para desfrutar integralmente dos recursos audiovisuais dos e-books da coleção Históri@ Illustrada, seu dispositivo de leitura deve ter condições de reproduzir áudio e vídeo. Se for ler seus livros no smartphone, no computador ou no tablet, escolha o formato ePub3. O ePub2 é recomendado apenas para leitores de livros digitais (e- readers) mais simples, que não conseguem reproduzir sons e vídeos ou dependem de conexão constante com a internet.

Como comprar?

Clique em "Comprar" e, depois de escolher o formato de ePub compatível com seu dispositivo de leitura, clique na livraria on-line de sua preferência. Efetue a compra do livro e, assim que for confirmado o pagamento, o exemplar da coleção Históri@ Illustrada será baixado automaticamente na biblioteca virtual do seu aplicativo de leitura. No primeiro acesso, você precisará de um e-mail pessoal para efetuar o cadastro.

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br