Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

LÍNGUA E LITERATURA » LITERATURA


Compartilhe:

A cidade feliz
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



A cidade feliz

Autor: Francesco Patrizi da Cherso
Tradutor: Helvio Moraes

ISBN: 978-85-268-0952-9

Edição: 1

Ano: 2011

Páginas: 136

Dimensões: 10,5x18

Por: R$ 40,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Este livro nos oferece a oportunidade de ler uma utopia pouco conhecida e ao mesmo tempo poder cotejá-la com o contexto histórico em que foi produzida. Apresentamos a cuidadosa tradução feita por Helvio Moraes da utopia de Francesco Patrizi da Cherso, A cidade feliz, publicada em Veneza em 1553. Nesse texto, defrontamo-nos com um outro modelo utópico. Nele, não está presente o relato de viagem, mas sim a apresentação de um projeto de uma cidade, onde, através da razão e da ciência, pode-se alcançar o bem maior desejado pelos homens, a felicidade. A utopia de Patrizi é um convite à leitura de um texto já quase esquecido no passado, mas que se atualiza pelo modo como o exercício negativo da liberdade se desvia de uma razão instrumental, tão presente no pensamento e na ação políticos dos dias atuais. (Edgar Salvadori De Decca)


Sobre o Autor
Francesco Patrizi da Cherso nasceu em 25 de abril de 1529, em Cres, Ístria. Após algumas viagens a serviço da Marinha veneziana, frequentou a Universidade de Ingolstadt e a Universidade de Pádua. Nesta última começou a estudar medicina em 1547, logo passando ao estudo da filosofia. Além de professor de filosofia na Universidade de Ferrara, foi secretário do duque Alfonso II D’Este. No seu último ano na cidade (1591), publicou sua mais vultosa e polêmica obra filosófica, Nova de Universis Philosophia, o que fez com que, em 1592, a convite do então cardeal Ippolito Aldobrandini, proclamado Clemente VIII nesse mesmo ano, Patrizi se mudasse para Roma, assumindo a cátedra de filosofia em Sapienza. Morreu em 1597. Tradução: Helvio Moraes é doutor em teoria e história literária pela Unicamp e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). É pesquisador do Centro de Pesquisa sobre Utopia (U-Topos), do grupo Renascimento e Utopia, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL–Unicamp), e coeditor da revista Morus — Utopia e Renascimento.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br