Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

LÍNGUA E LITERATURA » LITERATURA


Compartilhe:

A terra austral conhecida
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



A terra austral conhecida

Autor: Gabriel de Foigny
Tradutor: Ana Cláudia Romano Ribeiro

ISBN: 978-85-268-0953-6

Edição: 1

Ano: 2011

Páginas: 248

Dimensões: 14x21

Por: R$ 46,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Em 1676, um ex-franciscano convertido ao calvinismo e mais tarde reconvertido ao catolicismo, Gabriel de Foigny, criticou a simbiose entre política e religião que ocorria tanto na sua França natal como na sua Suíça adotiva. O meio literário utilizado para tanto foi a descrição de uma sociedade imaginária que, como um espelho, revelasse a sociedade europeia a si mesma, através de sua inversão. Nem por isso A terra austral conhecida escamoteia as contradições de toda situação utópica. De fato, diz o autor, de um lado não se pode deixar de buscá-la: “é necessário que o homem seja ativo, pretenda e deseje algo para que não se torne semelhante a uma pedra, pois, quando ele nada mais quer, torna-se imóvel e sem ação”. De outro lado, porém, alcançá-la é esvaziá- la, é negá-la: “nossa natureza torna-se preguiçosa quando nada lhe falta, e a ociosidade a torna bruta e insensível”. Preciosas lições, que, como outras da narrativa de Foigny, agora colocada ao alcance do público brasileiro, merecem reflexão. Com este texto, bem traduzido e apresentado, a coleção Mundus Alter não poderia ter começado melhor. (Hilário Franco Jr.)


Sobre o Autor
Gabriel de Foigny (1630?-1692) teria nascido no povoado de Foigny, no norte da França, e terminado seus dias em um convento, ainda não identificado, na Saboia. É autor, entre outros, de La facilité et l’élégance des langues latine et françoise, L’usage du jeu royal, Le grand Garantus, uma reedição dos Psaumes de Marot et Bèze, Les attraits au service divin e La terre australe connue, sua única obra romanesca, agora traduzida para o português. Tradução: Ana Cláudia Romano Ribeiro é doutora em teoria e história literária pela Unicamp e professora de Literatura. É pesquisadora do Centro de Pesquisa sobre Utopia (U-Topos) e do grupo Renascimento e Utopia, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL–Unicamp). Coedita a revista Morus — Utopia e Renascimento.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br