Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

LÍNGUA E LITERATURA » CRÍTICA E TEORIA LITERÁRIA


Compartilhe:

Futilidade da novela - A revolução romanesca de Camilo Castelo Branco
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Futilidade da novela - A revolução romanesca de Camilo Castelo Branco

Autor: Abel Barros Baptista

ISBN: 978-85-268-1010-5

Edição: 1

Ano: 2012

Páginas: 296

Dimensões: 14x21

Por: R$ 48,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

O livro propõe que Camilo Castelo Branco levou a cabo uma autêntica revolução na literatura portuguesa e estuda o modo como se tornou o seu primeiro romancista moderno, suplantando o romance histórico e as formas incipientes de narrativa de ficção romântica. O ensaio pretende mostrar que a experiência de Camilo nos jornais e na prática de gêneros menores foi decisiva para a construção de um novo tipo de discurso, separado das ideias correntes na época sobre o papel da literatura e das escolas literárias. A parte substancial do livro é ocupada com análises de obras-primas de Camilo como Amor de perdição, Memórias do cárcere, O romance dum homem rico, Novelas do Minho.


Sobre o Autor
Abel Barros Baptista é professor titular de literatura brasileira na Universidade Nova de Lisboa. No seu trabalho de pesquisa, destacam-se os estudos sobre Machado de Assis, já publicados no Brasil (A formação do nome. Duas interrogações sobre Machado de Assis, Editora da Unicamp, 2003; Autobibliografias. Solicitação do livro na ficção de Machado de Assis, Editora da Unicamp, 2003), e a ação crítica em torno da necessidade de uma noção de literatura brasileira de um ponto de vista cosmopolita, nos ensaios de O livro agreste. Ensaio de curso de literatura brasileira (Editora da Unicamp, 2005) ou De espécie complicada (Coimbra, 2010). Participa na renovação dos estudos de Camilo Castelo Branco desde 1988, data do seu primeiro livro, Camilo e a revolução camiliana, aqui retomado.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br