Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

CIÊNCIAS HUMANAS » CRÍTICA E TEORIA LITERÁRIA


Compartilhe:

Imaginando João Cabral Imaginando
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Imaginando João Cabral Imaginando

Autor: Cristina Henrique da Costa

ISBN: 978-85-268-1055-6

Edição: 1

Ano: 2014

Páginas: 456

Dimensões: 14x21

De: R$ 60,00
Por: R$ 30,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Contestando o postulado racionalista dominante na tradição acadêmica da leitura de João Cabral de Melo Neto, Imaginando João Cabral imaginando estuda obras ainda órfãs de leitura (os Primeiros poemas), e lê pelo prisma da exaustividade os poemas publicados pelo autor entre 1942 e 1950, analisando criticamente as relações mantidas por ele com as Poéticas surrealistas e simbolistas, a fim de deslocar os conceitos habitualmente associados à ideia de racionalidade para o campo da imaginação. A tese central deste livro, que consiste então em atribuir as competências estrutural e simbólica de João Cabral à imaginação criadora, desdobra-se numa exploração fenomenológica e reflexiva, de inspiração bachelardiana, deslindando a vivência subjetiva e o sentimento legíveis nos poemas cabralinos. Tal estudo da subjetividade do Pernambucano, definida como luta para produzir valores pessoais, desemboca por fim na descoberta de certa contradição que se expressa na recusa pelo poeta de objetivar por meio da linguagem sua relação estabilizada com a história.


Sobre o Autor
Cristina Henrique da Costa formou-se em filosofia em Paris IV e Paris I, é agrégée de português e doutora em literatura brasileira pela Universidade Paul Valéry — Montpellier 3. Foi maître de conférences durante muitos anos nessa mesma universidade, e, desde 2012, é professora de teoria literária na Unicamp.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br