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O jogador científico: Por que perdemos no pôquer, na loteria, na roleta...
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O jogador científico: Por que perdemos no pôquer, na loteria, na roleta...

Autor: Ariel Arbiser
Tradutor: Márcia Aguiar Coelho

ISBN: 978-85-268-1231-4

Edição:

Ano: 2015

Páginas: 168

Dimensões: 14x21

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Descrição

Cientistas se divertem? Claro que sim, como somos convidados a nos divertir – e sobretudo a pensar – por Ariel Arbiser, especialista em computação e jogos. Neste livro ele discorre sobre os mais diferentes entretenimentos que todo mundo conhece: a loteria, a roleta, o pôquer, o vinte e um, o ponto e banca, a escopa de 15, entre outros. Também não são esquecidos os inquietantes (e belos) esquemas do jogo da vida nem o microcosmo que compõe o xadrez e suas estratégias. Como jogar é uma arte, mas também uma ciência, todos saímos ganhando, ainda que isso signifique entender por que não se pode vencer a banca na roleta, que a probabilidade de receber uma sequência real é de 0,0000153908 e que, para ganhar na loteria, seria preciso jogar por 100 mil anos. Desse modo, entre cartas, fichas e tabuleiros, Arbiser nos faz passear pelos truques, sutilezas e paradoxos que aparecem quando alguém se senta a uma mesa de jogos de habilidade (só ou acompanhado) ou se propõe a queimar os neurônios em busca da solução para um enigma! Vamos abrir a ciência para jogar!


Sobre o Autor
Ariel Arbiser nasceu em Buenos Aires, em 1966. Aos 14 anos criou seus primeiros programas de computador. Graduado em ciências da computação e em ciências matemáticas, doutorou-se em ciências da computação pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Como docente pesquisador dessa mesma instituição, participou de vários projetos de pesquisa em áreas de lógica matemática e, durante anos, desenvolveu programas de computador comercialmente, em empresas e de forma independente. Entre outros programas, implementou jogos, videogames e software orientado a compiladores e linguagem de programação, assim como material para livros e revistas de jogos de habilidade. Começou a fazer divulgação científica em 1990, publicando vários artigos, promovendo oficinas, conferências e material para programas educativos por TV a cabo.


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PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um e-book?

Um e-book (abreviação do inglês "electronic book") é um livro digital que, além do texto, pode contar com recursos de áudio, vídeo, imagens e fac-símiles de documentos. Ele pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos como computadores, tablets, celulares ou em leitores de livros digitais (e-readers) - como, por exemplo, o Kindle, o Kobo e o Lev.

Como ler um e-book?

Para ler um livro digital é necessário ter um aplicativo de leitura (app). Caso não haja um pré-instalado em seu dispositivo, ele pode ser obtido gratuitamente nas livrarias digitais ou em sites especializados. Os aplicativos de leitura mais usados são: Google Play Livros, iBooks, Kindle e Kobo.

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