Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

COLEÇÕES » COLEÇÃO MEIO DE CULTURA


Compartilhe:

Um esqueleto incomoda muita gente...
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



Um esqueleto incomoda muita gente...

Autor: Walter A. Neves

ISBN: 978-85-268-1024-2

Edição:

Ano: 2013

Páginas: 160

Dimensões: 14x21

Por: R$ 38,00







Pré-visualização do livro

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

Poucas pessoas são capazes de imaginar a quantidade quase ilimitada de informações que podem ser retiradas de um esqueleto pré-histórico. Este livro apresenta, para o grande público, como o bioantropólogo trabalha no sentido de maximizar esse potencial, mostrando como marcas e patologias ósseas permitem recuperar a história pessoal ou da sociedade a que um indivíduo pertence. Mostra, por exemplo, que marcadores genéticos cranianos permitem inferir as relações de parentesco entre os indivíduos de uma determinada sociedade, ou mesmo a relação de parentesco entre sociedades diversas. Esses mesmos crânios permitem, por outro lado, inferir o grau de tensão intra e intergrupal através da análise de marcas de pancadas e fraturas ósseas. Já as infecções e as patologias bucais, como cáries e desgaste dentário, permitem reconstituir a qualidade de vida de sociedades extintas, revelando o grau de adaptação dessas sociedades a seus respectivos ambientes.


Sobre o Autor
Walter A. Neves é bioantropólogo e arqueólogo, mas dedica-se também ao campo da antropologia ecológica. Em 1994 criou, e ainda hoje coordena, o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP, no âmbito do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva. Nos últimos anos vem se dedicando à questão da origem do homem no continente americano, com enfoque especial nas pesquisas com Luzia, o esqueleto mais antigo das Américas. Publicou, com Luís Piló, O povo de Luzia (Editora Globo, 2008).


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br