Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

OUTRAS » MÚSICA, TEATRO E DANÇA


Compartilhe:

A arte de ator
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp



A arte de ator

Autor: Luís Otávio Burnier

ISBN: 978-85-268-0846-1

Reimpressão: 3º-2015

Edição: 2ª edição, 2009

Ano: 2009

Páginas: 312

Dimensões: 21x28

Produto com frete grátis (Para compras acima de R$ 150,00)

R$ 56,00






VEJA AQUI AS 20 PÁGINAS INICIAIS

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

 O ponto de partida para a ação e a reflexão sobre a arte de ator de L. O. Burnier foi a necessidade de desautomatizar o corpo, tão facilmente formalizado e formatado pelas conven­ções. Assim haveria dois ganhos: a preparação de um corpo desimpedido de movimentos mecânicos, por um lado, e a sua dinamização, condição sine qua non para a expressão plena. Esta não dependeria de imitação, mas da descoberta de ações físicas surgidas a partir da liberação de voz, inserida no corpo, em suas diversas partes, e da capacidade de que efetiva­mente cada parte do corpo conseguisse “falar”. O eixo básico foi o exercício para a expressão livre das diferentes partes do corpo, com intensidade e ao mesmo tempo sem esforço notável em cena. A dinamização das energias seria tarefa a acompanhar cada ator até o fim de sua carreira. Pensando mais no corpo do ator e na sua organicidade, Burnier procurou um fluxo de vida, uma corrente quase biológica de impulsos que dirigissem a ação do corpo: uma reação primária e primitiva, não filtrada pela razão. Na linha dos pensadores que mais despontam em nossos dias, Burnier reconheceu que o ator “é um intermediário, alguém que está entre. No caso do teatro ele está entre a personagem e o espectador, entre algo que é ficção e alguém real e material”. A leitura de suas inquietações e de seus achados — a técnica descrita —, sempre reconhecendo seus limites e suas necessidades, é fundamental para a arte de ator, tanto por parte daqueles que a exercem, como por parte daqueles que a admiram e com ela se comprazem. (Suzi Frankl Sperber)


Sobre o Autor
Luís Otávio Burnier (1957-1995), ator e diretor. Formou-se em estudos teatrais na Université de la Sorbonne Nouvelle — Paris III (Institut d’Études Théâtrales), onde concluiu licenciatura e bacharelado e realizou seu mestrado; doutorou-se em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi docente, chefe de departamento e coordenador de graduação do Departamento de Artes Cênicas e, ainda, pesquisador e coordenador-geral do Lume — Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, na Universidade Estadual de Campinas. Fez parte do Conselho Científico da International School of Theatre Anthropology (Ista), como membro adviser, e traduziu para o português Além das ilhas flutuantes, de E. Barba (Hucitec, Unicamp), e A arte secretado ator — Dicionário de antropologia teatral, de Nicola Savarese e E. Barba (Hucitec, USP, Unicamp).


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3


PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um e-book?

Um e-book (abreviação do inglês "electronic book") é um livro digital que, além do texto, pode contar com recursos de áudio, vídeo, imagens e fac-símiles de documentos. Ele pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos como computadores, tablets, celulares ou em leitores de livros digitais (e-readers) - como, por exemplo, o Kindle, o Kobo e o Lev.

Como ler um e-book?

Para ler um livro digital é necessário ter um aplicativo de leitura (app). Caso não haja um pré-instalado em seu dispositivo, ele pode ser obtido gratuitamente nas livrarias digitais ou em sites especializados. Os aplicativos de leitura mais usados são: Google Play Livros, iBooks, Kindle e Kobo.

Devo escolher ePub2 ou ePub3?

Para desfrutar integralmente dos recursos audiovisuais dos e-books da coleção Históri@ Illustrada, seu dispositivo de leitura deve ter condições de reproduzir áudio e vídeo. Se for ler seus livros no smartphone, no computador ou no tablet, escolha o formato ePub3. O ePub2 é recomendado apenas para leitores de livros digitais (e- readers) mais simples, que não conseguem reproduzir sons e vídeos ou dependem de conexão constante com a internet.

Como comprar?

Clique em "Comprar" e, depois de escolher o formato de ePub compatível com seu dispositivo de leitura, clique na livraria on-line de sua preferência. Efetue a compra do livro e, assim que for confirmado o pagamento, o exemplar da coleção Históri@ Illustrada será baixado automaticamente na biblioteca virtual do seu aplicativo de leitura. No primeiro acesso, você precisará de um e-mail pessoal para efetuar o cadastro.

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br