Editora Unicamp

Editora Unicamp
 

OUTRAS » ARTES PLÁSTICAS


Compartilhe:

As anotações sobre pintura do Monge Abóbora-Amarga
Editora UnicampClique na(s) imagen(s) para ampliar
Editora Unicamp
Editora Unicamp
Editora Unicamp



As anotações sobre pintura do Monge Abóbora-Amarga

Autor: Pierre Ryckmans
Tradutor: Carlos Matuck e Giliane Ingrat

ISBN: 978-85-268-0882-9

Edição:

Ano: 2010

Páginas: 280

Dimensões: 16x23

R$ 66,00






VEJA AQUI AS 20 PÁGINAS INICIAIS

Editora Unicamp Editora Unicamp Indique este produto para um amigo
Descrição

A teoria pictórica chinesa, iniciada em meados do primeiro milênio (o mais antigo texto que nos chegou inteiro data do século IV) e adquirindo a sua maturidade na dinastia Song, quando a pintura de paisagem dos letrados se torna hegemônica, tem no tratado do pintor Shitao (1642-1707), As anotações sobre pintura do Monge Abóbora-Amarga, o que pode ser considerado o seu texto mais importante. Reflexo de uma vida inteira dedicada à pintura,As anotações, escrito com base nas grandes correntes do pensamento chinês — confucionismo, taoismo e budismo, além da literatura escrita pelos próprios pintores e estetas —, revela-se uma obra filosófica cuja principal preocupação não é a pintura ou os pintores, mas o Ato do Pintor. Mas como compreender pensamentos e reflexões tão distantes de nossa cultura? Por meio de um trabalho minucioso de aproximação, com explicações e comentários detalhados sobre as teorias e as práticas pictóricas chinesas. Foi o que fez o sinólogo belga Pierre Ryckmans ao escrever notas para cada um dos 18 capítulos do texto, tornando sua leitura compreensível aos não iniciados. Poético, situando a criação pictórica no mesmo nível da criação cósmica, o tratado de Shitao nos faz mergulhar na maior tradição de pintura paisagística da história: a pintura de paisagem do antigo Império do Meio.


Sobre o Autor
O belga Pierre Ryckmans, que também se utiliza do nome artístico Simon Leys, nasceu em 1935, em Bruxelas. Além de tradutor de obras chinesas, é ensaísta, historiador, professor universitário e ficcionista. Escreveu diversas obras, entre as quais La vie et l’oeuvre de Su Renshan, rebelle, peintre et fou (1971, prêmio Stanislas Julien, Institut de France), Essais sur la Chine (1998) e Les Naufragés du Batavia (2003, prêmio Guizot). Um de seus romances, A morte de Napoleão, publicado no Brasil em 1993, tornou-se o filme The Emperor’s New Clothes (2001), dirigido por Alan Taylor — no Brasil, As novas roupas do imperador.


Outras Ofertas

Nenhuma oferta no momento!

Opções de compra:

Este título está disponível em dois formatos: ePub2 (com links para acesso a imagens, áudio e vídeo que necessitam da internet para funcionar) e ePub3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo que não necessitam da internet para funcionar). A escolha do formato depende do reader ou do equipamento que será utilizado para leitura. As livrarias oferecem informações detalhadas sobre as opções disponíveis para cada formato antes de a venda ser realizada.


ePub2

ePub3


PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um e-book?

Um e-book (abreviação do inglês "electronic book") é um livro digital que, além do texto, pode contar com recursos de áudio, vídeo, imagens e fac-símiles de documentos. Ele pode ser lido em diversos dispositivos eletrônicos como computadores, tablets, celulares ou em leitores de livros digitais (e-readers) - como, por exemplo, o Kindle, o Kobo e o Lev.

Como ler um e-book?

Para ler um livro digital é necessário ter um aplicativo de leitura (app). Caso não haja um pré-instalado em seu dispositivo, ele pode ser obtido gratuitamente nas livrarias digitais ou em sites especializados. Os aplicativos de leitura mais usados são: Google Play Livros, iBooks, Kindle e Kobo.

Devo escolher ePub2 ou ePub3?

Para desfrutar integralmente dos recursos audiovisuais dos e-books da coleção Históri@ Illustrada, seu dispositivo de leitura deve ter condições de reproduzir áudio e vídeo. Se for ler seus livros no smartphone, no computador ou no tablet, escolha o formato ePub3. O ePub2 é recomendado apenas para leitores de livros digitais (e- readers) mais simples, que não conseguem reproduzir sons e vídeos ou dependem de conexão constante com a internet.

Como comprar?

Clique em "Comprar" e, depois de escolher o formato de ePub compatível com seu dispositivo de leitura, clique na livraria on-line de sua preferência. Efetue a compra do livro e, assim que for confirmado o pagamento, o exemplar da coleção Históri@ Illustrada será baixado automaticamente na biblioteca virtual do seu aplicativo de leitura. No primeiro acesso, você precisará de um e-mail pessoal para efetuar o cadastro.

CONTATOS COMO PUBLICARPARECER DE ASSESSORIA COMO CHEGAR DISTRIBUIDORES

VENDAS - (19) 3521.7718 ou 7728 - vendas@editora.unicamp.br