Este livro está fundamentado na tese de doutorado de Carla Delgado de Souza intitulada “Os caminhos de Gilberto Mendes e a música erudita no Brasil”, defendida no Programa de Antropologia Social da Unicamp, em dezembro de 2011. O texto consiste em uma etnografia da experiência social de Gilberto Mendes – um dos mais destacados compositores brasileiros de música erudita contemporânea. Nele, a autora procura compreender como esse compositor enfrentou alguns dilemas estéticos e relacionou-se com instâncias políticas e de poder dentro do campo musical, desde os anos 1940, quando decidiu tornar-se músico, até o momento de sua consagração no Brasil e no exterior. Fruto de uma pesquisa minuciosa, o livro mapeia uma série de relações existentes entre arte e sociedade que foram determinantes não apenas para os autores que vivenciaram o campo da música erudita brasileira na segunda metade do século XX.
Carla Delgado de Souza é bacharel em Ciências Sociais pela Unesp (2002), mestre em Antropologia Social pela USP (2006) e doutora nessa mesma área pela Unicamp (2011). Realizou estágio na área de musicologia na University of British Columbia, Canadá, e dedica-se ao estudo na interface antropologia e música desde o início de suas atividades acadêmicas.
Compre em formato digital:
Macaw Press
Peso: | 390 g. |
Páginas: | 264 |
ISBN: | 9788526810112 |
Editora da Unicamp - CNPJ n° 49.607.336/0002-97 - Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 3º andar - Cidade Universitária - - CAMPINAS - SP
Atualizamos nossa política de cookies. Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita a nossa política de monitoramento. Mais informações, consulte os Termos de Uso.