Blog
Confira as notícias e eventos!
Campanha de doação de livros da Editora da Unicamp 2023
Nos últimos anos, a Editora da Unicamp vem promovendo campanhas de doação de livros direcionadas às instituições públicas do estado de São Paulo. Em novembro de 2023, será lançada mais uma edição desse projeto.
O objetivo principal dessa iniciativa é compartilhar conhecimento e incentivar a leitura em todos os espaços e redes de atuação pública do estado de São Paulo, difundindo produções intelectuais de grande interesse, tornando obras de cunho técnico, artístico e científico acessíveis a públicos diversos.
Trata-se, pois, de uma ação de impacto no âmbito das políticas públicas, voltada para um dos valores básicos das bibliotecas públicas: o acesso à informação e ao conhecimento veiculado nos livros.
Os livros selecionados para doação foram publicados há mais de dez anos e estão voltados para a produção, circulação e divulgação de diferentes áreas e temáticas de conhecimento. Estão organizados em lotes fechados segundo o potencial interesse de bibliotecas de escolas de Ensino Médio, bibliotecas não especializadas e bibliotecas universitárias e comunitárias.
Bibliotecas que poderão receber a doação dos livros: públicas municipais, de escolas, de universidades, de presídios, de organizações não governamentais sem fins lucrativos, de autarquias, de fundações ou de outras entidades públicas, exclusivamente do estado de São Paulo.
Na campanha de doação de 2023, a Editora dispõe de mais de 23 mil livros para serem encaminhados às instituições interessadas.
A solicitação de doação deverá ocorrer no período de 3 de novembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024, mediante preenchimento e envio do termo de doação, apresentado no Anexo I do Edital, para o e-mail .
A Editora da Unicamp espera, com a nova campanha, contribuir com o incremento de bibliotecas públicas, escolares ou não, por meio de uma bibliografia de qualidade e aprimoramento da formação acadêmica e profissional. Além disso, deseja atingir um número inestimável de usuários das bibliotecas contempladas e beneficiar alunos, professores e profissionais de diferentes áreas.
Com essa campanha, a Editora da Unicamp destaca um dos sentidos da palavra “doação”, que é transferir, compartilhar, responsabilizar e dotar o outro de cuidado e aproveitamento coletivo do bem simbólico e material do qual toma posse. Este é o sentido dessa campanha: buscar novos leitores, estimular os usuários das bibliotecas públicas, incentivar os alunos e profissionais da Educação a construírem suas bibliotecas com os livros da Editora da Unicamp.
EDITAL GR n. 003/2023 – Editora da Unicamp – Doação de livros
Alguns números das edições anteriores
A primeira campanha, lançada em fevereiro de 2020, distribuiu para as instituições 6.500 livros e cerca de 130 títulos do catálogo da Editora da Unicamp, distribuídos entre bibliotecas municipais, escolas públicas, presídios, organizações não governamentais sem fins lucrativos e universidades estaduais e federais. Ao todo foram 20 municípios atingidos: Campinas, Matão, Ibaté, Lorena, Jardinópolis, Pradópolis, São Paulo, Ribeirão Preto, Hortolândia, Serra Azul, Avanhandava, Junqueirópolis, Marília, Lucélia, Andradina, Porto Ferreira, Capivari, Belenzinho, São José do Rio Preto e Jundiaí.
Já a segunda campanha, lançada em agosto de 2021, atingiu proporções ainda maiores. Foram 22.204 livros e mais de 170 títulos do catálogo da Editora da Unicamp solicitados por dezenas de instituições públicas, incrementando 101 bibliotecas e beneficiando inúmeros e diversos usuários dos sistemas de bibliotecas de várias cidades do estado de São Paulo. A campanha atingiu as bibliotecas públicas de escolas estaduais e municipais, de presídios, de centros de formação, de bibliotecas de bairro, de organizações não governamentais sem fins lucrativos.
Entre as 72 cidades paulistas que receberam as doações estão Campinas, São Paulo, Piracicaba, Sorocaba, São Vicente, Mogi Mirim, Torrinhas, Capivari, Dois Córregos, Itu, Itatiba, Itaquera, Conchas, Cordeirópolis, São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Rinópolis, Rio Claro, Jundiaí, Jacareí, Adamantina, Bauru, Borborema, Bastos, Elias Fausto, Franca, Iracemápolis, Bragança Paulista, Macedônia, Mauá, Matão, Santa Rita do Passa Quatro, Santos, entre outras.