NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA E DETERMINISMO TECNOLÓGICO

Autor: Renato Dagnino

O autor aborda um tema até agora restrito aos filósofos da ciência e da tecnologia a partir de sua experiência com a docência e a pesquisa no campo interdisciplinar dos Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

O livro é leitura obrigatória para os que compartilham a intenção de materializar um estilo de desenvolvimento socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável. Em especial para os leitores que suspeitam que ele não poderá ser construído sobre o alicerce cognitivo da tecnociência produzida segundo os valores e interesses dominantes na sociedade que querem transformar. O prefácio de Andrew Feenberg, um dos mais renomados estudiosos marxistas do tema, é um reconhecimento da contribuição acadêmica que o livro representa

Renato Dagnino estudou engenharia em Porto Alegre e economia no Chile e no Brasil. Doutor em ciências humanas, realizou pós-doutorado e livredocência em estudos sociais da ciência e tecnologia. Colaborou na criação do Departamento de Política Científica e Tecnológica da UNICAMP, no qual hoje é professor titular. Tem atuado como professor convidado em várias universidades no Brasil e no exterior, onde é reconhecido como um dos principais analistas da política de C&T latinoamericana. Tem publicado sobre a política universitária e de pesquisa, a relação universidade– empresa e a gestão estratégica pública. Entre seus livros mais importantes estão Ciência e tecnologia no Brasil: o processo decisório e a comunidade de pesquisa, Gestão estratégica da inovação: metodologias para análise e implementação, A reflexão sobre ciência, tecnologia e sociedade, e Amilcar Herrera: um intelectual latino-americano.

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526811973

Ano : 2008

Páginas : 280