E-PUB: VISUALIDADE E PODER - ENSAIOS SOBRE O MUNDO LUSÓFONO (C. 1770-C. 1840)

Autor: Iara Lis Schiavinatto

Compre em formato digital:
Amazon
Apple Books
Rakuten Kobo
Livraria Cultura
Storytel
Wook

 

Esta obra é convite a um questionamento sobre a força e os sentidos das imagens que constituíam o contexto político do mundo lusófono, em especial quanto ao projeto do Império luso-brasileiro e do Brasil Império, cujos elos importantes são Lisboa e Rio de Janeiro da virada do século XVIII para o XIX. A autora reflete sobre processos de produção, cópia, impressão, circulação, uso, função, invenção, apropriação, fruição, estudo e significados de imagens, entremeadas por arte, ciência e técnica. Um universo

impressionante de códigos e saberes emergirá diante dos leitores, que verão uma metamorfose da noção cultural de temporalidade; uma guinada subjetiva sobre o caráter e os méritos dos homens aptos à política constitucional; um modo de entender visualmente a natureza tropical e a emergência de uma nova economia visual. Verão, enfim, em meio aos processos de autonomização do Brasil, como as imagens moderavam o domínio da natureza e o governo dos homens.

Iara Lis Schiavinatto é graduada em História. Fez mestrado, doutorado e livre-docência na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é docente desde 2000. Pesquisadora CNPq, publicou, entre outros, Pátria coroada. O Brasil como corpo político autônomo – 1780-1831 (Editora da Unesp, 1999), Cultura visual: imagens na modernidade (Cortez, 2018) e coorganizou as coletâneas A imagem como experimento (Milfontes, 2020) e Cultura visual & História (Alameda, 2016).

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526815544

Ano : 2022

Páginas :