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Editora da Unicamp lança edital de publicação em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp

04-12-2025

EDITAL “PESQUISA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, CULTURAL E SOCIAL DA UNICAMP” (2025-2026)

No contexto das celebrações de seus 60 anos, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por intermédio da Editora da Unicamp e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), torna pública a presente chamada para a seleção de propostas de livros originais advindos de pesquisas realizadas na UNICAMP nos últimos três anos (2022-2025) em todas as áreas do conhecimento, a serem publicados a partir de 2027.

1. Do objeto e do Objetivo

1.1 – O presente Edital tem por objeto a seleção de propostas de publicação de livros resultantes de pesquisas desenvolvidas nos últimos três anos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentadas por docentes e pesquisadores doutores integrantes de seu quadro funcional. Tais propostas referem-se a projetos desenvolvidos por pesquisadores da Unicamp no âmbito da Universidade ou em regime de parceria com outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e ou internacionais, bem como com setores tecnológicos ou industriais de natureza pública e ou privada.

1.2 – Poderão constar como autores e ou organizadores da obra pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa, desde que haja pelo menos um docente ou pesquisador doutor da Unicamp na autoria ou organização da obra.

1.2.1. – Em caso de coletânea, pelo menos um autor que seja doutor deve constar da autoria dos capítulos.

1.2.1.1 – Os demais coautores do capítulo não necessariamente precisam possuir o título de doutorado.

1.3 – O objetivo do Edital é estimular a divulgação científica, tecnológica, cultural e social, por meio da publicação de obras monográficas ou coletâneas que expressem a produção intelectual da instituição em todas as áreas do conhecimento. Pretende-se, com isso, ampliar e qualificar o acervo editorial da Unicamp, contemplando obras que atendam às demandas da comunidade universitária, contribuam para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação e promovam a inovação tecnológica, cultural e social, com impacto significativo na sociedade.

2. Da condição de participação

2.1 – O público-alvo são docentes ativos e aposentados, bem como pesquisadores doutores do quadro funcional da UNICAMP que tiveram suas pesquisas finalizadas nos últimos três anos com apoio financeiro de instituições e ou organismos públicos e ou privados comprovados por documentação a ser encaminhada à Editora no ato de submissão da proposta.

2.2 – Serão avaliadas propostas para publicação de livros escritos por um ou mais autores, desde que os autores estejam enquadrados no público-alvo mencionado no item 2.1. No caso de coletâneas, um dos organizadores deverá estar enquadrado no público-alvo mencionado no item 1.2.1, ou seja, todos os capítulos deverão ter pelo menos um autor com o título de doutor.

2.3 – Caso haja apoio institucional para a publicação da obra ou interesse de coedição por parte de alguma casa editorial com a Editora da Unicamp, essa informação deverá ser fornecida no ato da submissão da proposta.

2.4 – No ato de submissão, o(s) proponente(s) deverá(ão) encaminhar documento comprobatório de finalização da pesquisa, com nome do pesquisador responsável, duração da pesquisa, componentes do projeto, agência, empresa ou instituição de financiamento ou apoio.

2.5 – Não serão aceitos originais sob o formato de tese ou dissertação, bem como de relatórios de pesquisa ou de atividades de extensão.

2.6 – Não serão aceitos originais publicados em congressos e eventos acadêmicos.

2.7 – Não serão aceitas propostas de reedição ou de tradução.

2.8 – Não serão aceitas propostas incompletas ou em versão preliminar.

2.9 – Não serão aceitas propostas para publicação de obras literárias.

2.10 – Não será possível alterar a obra após a submissão do trabalho.

2.11 – Não serão aceitas coletâneas constituídas de artigos ou capítulos já publicados, além de obras disponíveis em acesso aberto.

3. Das inscrições

3.1 – O proponente deverá acessar o SITO – Sistema de Tramitação de Obras da Editora da Unicamp (http://www.funcamp.unicamp.br/editorasito). Após efetuar seu cadastro, deverá preencher o formulário de submissão e anexar um arquivo contendo a versão final da obra.

3.1.1 – Os documentos comprobatórios referente ao item 2.4, deverão ser enviados ao e- mail secretaria@editora.unicamp com a identificação do número da submissão da proposta enviada no SITO.

3.2 – A versão completa da obra deve ser apresentada conforme o padrão editorial da Editora da Unicamp. Para as recomendações e normas (clique aqui).

3.3 – No ato da inscrição, os autores se comprometem a não apresentar as mesmas propostas para outras editoras até a data de divulgação do resultado final.

4. Da seleção de originais

4.1 – Uma comissão editorial composta de representantes da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) e da Editora da Unicamp irá proceder a uma seleção prévia das propostas recebidas, que seguirão para a tramitação interna da Editora e seguir suas diretrizes, informadas no link: https://editoraunicamp.com.br/site/como-publicar

4.2 – O Conselho Editorial da Editora da Unicamp, doravante chamado apenas de Conselho Editorial, analisará os documentos referidos nos itens 2.4 e 3.1 e decidirá pela habilitação ou não da proposta, dependendo de sua adequação às normas deste Edital.

4.3 – Os originais aprovados pelo Conselho Editorial serão objeto de avaliação de mérito de dois assessores ad hoc, selecionados pelo Conselho Editorial, que emitirão parecer formal considerando a correção, a adequação, a originalidade, a relevância e a viabilidade técnica dos originais.

4.4 – O Conselho Editorial indicará as propostas não aprovadas, informando o(s) item (itens) não atendido (s) que levou(aram) ao indeferimento.

4.5 – Os pareceres serão examinados pelo Conselho Editorial, que decidirá pela publicação ou não do trabalho.

4.6 – Serão selecionados até 10 (dez) originais para a publicação a partir de 2027.

4.7 – As propostas aprovadas serão publicadas em formato impresso ou digital, a ser definido pela Editora da Unicamp.

4.8 – Os arquivos referentes aos originais não classificados não serão mantidos pela Editora.

4.9 – A Editora da Unicamp se reserva o direito de não aprovar nenhuma proposta para publicação.

4.10 – Poderá ser interposto recurso da decisão do Conselho Editorial quanto ao não atendimento aos itens 4.2, 4.3, 4.4, 4.5 e 4.6, que deve ser dirigido à Coordenação Executiva da Editora em até 03 dias úteis, contados da divulgação do resultado.

5. Da publicação

5.1 – Os originais selecionados serão publicados pela Editora da Unicamp a partir de 2027, no formato de livro impresso e/ou digital, em Português e/ou Inglês, a critério da Editora da Unicamp.

5.2 – Todos os originais serão publicados mediante assinatura de Contrato de Edição de Obra Bibliográfica a ser firmado entre a Editora da Unicamp e o (s) autor (es).

5.3 – Os autores receberão 10% de direitos autorais sobre o preço de venda, em prestação de contas semestral.

5.4 – Os originais que contenham ilustrações deverão ser acompanhados dos direitos de publicação das imagens, sem ônus para a Editora da Unicamp.

5.5 – Os originais que apresentarem ilustrações técnicas, gráficos, equações, tabelas, diagramas e outros tipos de desenhos deverão ser produzidos pelo autor por meio de programas compatíveis com aqueles utilizados pela Editora da Unicamp, sob orientação de produtor gráfico por ela indicado.

6. Dos Recursos Financeiros

O presente Edital será financiado com recursos do Gabinete do Reitor da Unicamp, de acordo com proposta orçamentária e financeira disponibilizadas gradativamente no valor total de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais). Esse valor poderá ser reduzido no caso de confirmação da participação de algum organismo de apoio à pesquisa na consecução dos objetivos do presente Edital.

7. Do Calendário e do Cronograma

7.1 – Este Edital seguirá o seguinte cronograma:

- Divulgação do Edital: 4 de dezembro de 2025.

- Período de inscrição: 4 de dezembro de 2025 a 30 de junho de 2026.

- Análise das inscrições pelo Conselho Editorial: até 14 de agosto de 2026.

- Análise da assessoria de mérito: até 30 de outubro de 2026.

- Análise e seleção das propostas pelo Conselho Editorial: até 27 de novembro de 2026.

 - Resultado e divulgação: até 3 de dezembro de 2026.

7.2 – A Editora da Unicamp se reserva o direito de realizar ajustes no calendário previsto no item 7.1. As eventuais alterações estarão disponíveis no site da Editora, seção Edital.

7.3 – Os resultados serão divulgados por meio das redes sociais da Editora da Unicamp (Blog, Facebook e Instagram) e serão comunicados aos proponentes por e-mail.

8. Preparação e entrega dos originais de obras aprovadas

8.1 – Aprovada a publicação, o autor receberá comunicado da Secretaria da Editora.

8.2 – Não serão aceitas substituições ou inclusões de capítulos, parciais ou não, posteriores à aprovação do livro pelo Conselho Editorial.

8.3 – Após a entrega dos originais e a certificação de que não há pendências, o autor assinará o contrato de edição.

9. Das Disposições Gerais

9.1 – Informações sobre este Edital podem ser obtidas na Secretaria da Editora da Unicamp pelo e-mail: secretaria@editora.unicamp.br.

9.2 – Casos omissos ou duvidosos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial da Editora da Unicamp.

 

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