INSTITUIÇÃO ORATÓRIA TOMO II

Autor: Quintiliano

Quintiliano alinha-se com Catão e Cícero na arte oratória, que cultivou na prática e na teoria. Para ele, o orador deve dispor da gravitas Romana, qualidade que inclui os conhecimentos básicos e outros específicos, além de uma postura moral irrepreensível. Ao contrário de Cícero, que coloca o ideal na sabedoria do filósofo, Quintiliano busca seu ideal no vir bonus dicendi peritus, elevando a retórica à arte de todas as artes. Traça o roteiro desse ideal minuciosamente, após a leitura e a análise de todos quantos, latinos e gregos, houvessem tratado da retórica; menciona inclusive obras que não chegaram até nós. Muitos aspectos de sua doutrina, tanto retóricos como pedagógicos, são válidos ainda hoje, uma vez que se baseiam nas condições perenes da natureza humana. Com este volume (composto pelos livros 4, 5 e 6), a Editora da Unicamp dá continuidade à publicação completa dos 12 livros da Institutio Oratoria, que serão publicados em 4 tomos. (Bruno Bassetto)

Marcus Fabius Quintilianus nasceu entre 30 e 40 da Era Cristã. Viveu muito tempo em Roma, onde trabalhou como advogado e professor de retórica. Faleceu nessa cidade, por volta do ano 100.
Bruno Fregni Bassetto, tradutor da obra, é professor titular aposentado da USP, onde fez mestrado, doutorado e livre-docência. Sua área específica é a Filologia Românica, na qual tem se dedicado ao estudo e à tradução há mais de 40 anos.

Veja mais:
Blog da Editora da Unicamp: Princípios para um bom orador

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526812932

Ano : 2015

Páginas : 552