NÃO TÁ SOPA: SAMBAS E SAMBISTAS NO RIO DE JANEIRO, DE 1890 A 1930

Autor: Maria Clementina Pereira Cunha

Compre nos formatos digitais e-PUB 2 ou e-PUB 3:

Amazon:           e-PUB 2
Storytel:           e-PUB 2
Google Play:      e-PUB 2 ou e-PUB 3
Livraria Cultura: e-PUB 2 ou e-PUB 3
Apple Books:     e-PUB 2 ou e-PUB 3
Kobo Books:      e-PUB 2 ou e-PUB 3
Wook Books:     e-PUB 2 ou e-PUB 3



No início do século XX, os chamados sambistas tinham de dividir seu tempo entre a música e o batente. Eram basicamente trabalhadores dotados de bom ouvido musical, habilidade rítmica ou facilidade com as rimas. Experimentando as mesmas dificuldades na cidade que mudava rapidamente, esses indivíduos não reagiam da mesma forma: suas opções estão inscritas nas trajetórias pessoais, nos sambas que assinaram e nas atitudes assumidas nas situações de conflito em que foram dar com os costados na polícia. Por isso, este livro não está centrado no gênero musical, mas na vida cotidiana dos participantes e frequentadores das rodas de samba. E, naturalmente, nas escolhas, disputas e diferenças, nos valores compartilhados entre os vários grupos, nas relações entre esses indivíduos especiais e a multidão de anônimos com que conviveram nos bares e cafés, cortiços, terreiros ou, eventualmente, nas cadeias em que sambistas e trabalhadores confundiam seus destinos.

Editada no formato digital, a obra disponibiliza mais de 180 imagens e cerca de 40 fonogramas, permitindo que o leitor possa ver e escutar ao mesmo tempo em que lê a narrativa leve e bem-humorada da autora.

A obra é o volume inaugural da coleção Históri@ Illustrada, que publica livros digitais na área da História Social e da Cultura. Como todos os volumes da coleção, o livro é acompanhado por um vídeo que pode ser visto (ou baixado) gratuitamente.

Para ver o vídeo Sambas e Sambistas, Clique aqui

MARIA CLEMENTINA PEREIRA CUNHA é professora aposentada do Departamento de História e pesquisadora do Cecult – Centro de Pesquisas em História Social da Cultura, ambos do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É autora de O espelho do mundo – Juquery, a história de um asilo (Paz e Terra, 1986) e Ecos da folia. Uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920 (Companhia das Letras, 2001), entre outros livros e artigos. Pela Editora da Unicamp, publicou em 2002 a coletânea Carnavais e outras f(r)estas. Ensaios de história social da cultura.

Ficha Técnica

Edição : 1

9788526812956

Ano :

Páginas :